Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sobre a rocha ou sobre a Areia?
























“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus.7:24 a 27

 Essas palavras de Jesus ao povo, podem explicar o tamanho da decisão que é seguir a Cristo, como é sábio escolher o caminho do Senhor, da fé em Jesus Cristo. Mas eu também a vejo como uma família, uma casa, que tem como alicerce, como rocha, o Senhor.  


A rocha é Jesus Cristo. Pois quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rocha, senão o nosso Deus?”  2 Samuel 22:32; “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é Ele.”  Dt 32:4  


Ou seja, uma família que quer crescer sendo vitoriosa, unida, cheia de amor e compreensão, é aquela cuja escolha é seguir os mandamentos de Cristo.





Atualmente, que significado tem família? É comum escutar os jovens e até os próprios adultos dizerem: “Casa, se não der certo, separa.”. Que mentalidade é esta? O casamento foi feito para ser vivido até a morte, e isso não é apenas uma visão romântica da coisa, é o que Deus deixou aos homens para manter uma vida familiar saudável, principalmente se o casal já tiver filhos. Escuta-se também que “eu vou casar, mas se eu me apaixonar por outra pessoa eu me separo”... É engraçado saber que as pessoas casam sem amor, estão ao lado de outra por uma pseudo-segurança, pra dizer que não irão ficar só e quando realmente gostar de alguém, joga a outra fora e embarca numa nova aventura. Tem as que se amam de verdade, porém, não agüentam as pressões e dificuldade de um casal, não entregam seus problemas aos pés de Cristo e vêem seu casamento indo por água abaixo por discussões, incompreensão, raiva e a saturação do relacionamento. Essas pessoas são as insensatas as quais Jesus se refere, são pessoas que têm como alicerce seus desejos, impulsos e o mundo que as cerca. É a casa edificada sobre a areia. 
 “Aquele que ouve minhas palavras e não as cumpre, será comparado ao homem insensato que edificou sua casa sobre a areia. A chuva desceu, os rios transbordaram, os ventos sopraram e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda.”  Mt 7:26-27




Tem gente que não procura guiar seus filhos nos ensinamentos bíblicos; e não falo apenas de quem ainda não aceitou Cristo como Salvador; falo também de irmãos, crentes, que não usam a vontade de Deus na vida afetiva, nas tribulações e aos próprios filhos. Não disciplinam suas crianças com a palavra de Deus (E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”  2Tim 3:15-16 ). E o resultado disso é ver o filho jogado ao mundo, é ver o filho indo pra bebedeiras, prostituição, drogas... Longe do caminho do Senhor. 


Paulo diz em 1Timóteo 5:8 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”


Que família estamos construindo?


Estamos construindo as nossas casas sobre a Rocha? 
Estamos educando nossos filhos na justiça de Deus?
Estamos sendo amáveis, pacientes, compreensivos com nossos familiares? 


Sei que muitos passam por situações de problemas com parentes, por mais queridos que sejam. 
Sei que muitas vezes nos magoamos com algo que nos fizeram, com alguma palavra de nossos pais que soaram pesadas aos nossos ouvidos e que muitas vezes chegamos a nos irritar; brigamos por ínfimos motivos com nosso cônjuge, andamos irritados e perturbados. Mas Jesus deixou claro: “A chuva desceu, os rios trasbordaram, os ventos sopraram e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”


Podem existir problemas grandes, pequenos e até sem valor; contudo, qualquer que seja, a família que se firma em Cristo, que permite a entrada de Cristo na casa, jamais será destruída, jamais será separada ou dividida. 


Nenhuma família é perfeita, com certeza todas possuem algo que precisa ser melhorado, mas não existe nada melhor como confiar em Jesus para que isso seja restaurado e modificado.


Se queres saber como construir uma família com as características de uma cristã, vitoriosa, exemplo para todos; leia as escrituras, confie em Deus e esteja disposto a dar o melhor. Com certeza digo que os planos de Deus jamais serão frustrados.


 “O Senhor é minha rocha, meu lugar forte e meu libertador; meu Deus, e minha fortaleza em quem me refugio; meu escudo, a força de minha salvação, e meu alto refúgio." Salmo 18:1-2  


Deus os abençoe, abençoe sua casa. 
Quem não tem como Rocha o Senhor Jesus, e quer sua família restaurada, procure aprender de Cristo; e se O aceitar em sua vida confie e persevere, porque será salvo tu e tua casa. 
Quem está para casar (eu, por exemplo) e quer construir uma família firmada em Cristo; ore, peça a Deus sabedoria para educar seus futuros filhos, peça a Deus que dê sabedoria nas decisões da casa, a ser uma boa esposa (bom marido), uma boa dona de casa (um bom chefe de família) e deixe Deus moldar seu caráter cristão. 


Peça confiante que Ele tudo pode!  


“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”  Ap 3:20






Taciana Marroquim Magalhães




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...