Copyright © Um Tesouro no Céu
Design by Dzignine
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conflitos na comunicação



O Livro de Provérbios poderia ser chamado de “Carta de um pai para o seu filho”, pois encontramos nele mais de 20 vezes a expressão: “Filho meu”.

O que chama a atenção é que quando ele assim se refere, trata-se de problemas e conflitos.

Já deve ter acontecido de seu filho se destacar por alguma virtude ou realização, você dizer: “Claro, ele é meu filho!” Ao contrário, quando o filho causou vergonha, você disse ao cônjuge: “Veja o que o teu filho aprontou!” Temos facilidade de usar a expressão “meu filho” nas horas de glória, mas ele é igualmente nosso filho quando aprontar alguma, quando não tirar boas notas, quando se envolver com drogas, quando acontecer uma gravidez fora do casamento! E é justamente nas horas de fracasso que os filhos mais precisam ouvir a expressão “meu filho” e saber que tem pais que vão ajudá-lo na sua recuperação.

A única lembrança que Salomão registra sobre a sua infância é o fato de o seu pai ter gastado tempo com ele. “Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive” (Pv 4.3-4).

Quem era o pai de Salomão? Era o rei Davi. Certamente não há entre nós alguém com maior responsabilidade do que este rei — e mesmo assim ele reservava tempo para, pessoalmente, falar com seu filho ainda tenro de idade.

ACOMPANHAMENTO: — Notamos no Livro de Provérbios que Salomão acompanhava a seu filho em cada fase, sabendo quais eram os conflitos que este enfrentava em cada idade .

Muitos pais não se dão conta de que os filhos estão crescendo, nem sequer sabem quais são os conflitos que enfrentam no dia a dia.

Quando não existe um diálogo franco e aberto, quando os pais não demonstram interesse em saber o que se passa no íntimo do filho, quando este faz perguntas e os pais não dão a devida importância e não tomam tempo para sentir junto com o filho — este perderá dos pais a confiança no amor, na compreensão e na disposição de ajudar .

Surgirá um abismo entre eles, e os pais vão achar o filho estranho, como também o filho se sentirá estranho e não compreendido pelos pais.

O jovem precisa aprender a lidar com seus sentimentos, com seus impulsos, com seu tempo, suas aptidões e, principalmente, resolver a questão de seu relacionamento com Deus e a autoridade das Escrituras sobre a sua vida. Ele precisa aprender que existe autoridade e que há limites que precisam ser respeitados.

Existe mães que não gostam de impor limites porque amam muito a seus filhos. Isto é puro engano . Geralmente a mãe, neste caso, está mais interessada em comprar o amor do filho do que dar amor, pois quem ama usa a disciplina.

É evidente que o filho precisa de seu pai. Pais não neguem essa ajuda a seu filho. Seja amigo dele e ele será seu melhor amigo! Você estará plantando um fruto para toda a eternidade!!! 

Conflitos na comunicação II


Salomão foi um pai que acompanhou a vida de seus filhos e tratou com toda a clareza questões importantes e delicadas. Vamos verificar algumas dessas questões:

A) Despertar do Desejo Sexual

A maioria dos pais sente constrangimento quando precisa falar com os filhos sobre este tema, e é justamente neste conflito que muitos jovens arruinam a sua vida.

Uma pesquisa mostrou que a maioria das mães solteira nunca teve sequer um diálogo com suas mães sobre o desejo sexual . Uma mãe solteira contou que, uma única vez quando criou coragem para falar sobre este assunto, sua mãe, lhe respondeu: “ Vai criar vergonha , filha, vê se ocupa a cabeça com outra coisa ”. E quando a mãe mais tarde constatou que a filha estava grávida, ela expulsou-a de casa .

Salomão falou com seus filhos sobre este assunto. Ele mostrou os passos do caminho da depravação e sobretudo os passos de uma vida sexual dentro dos princípios da Palavra de Deus:

Vida sexual conforme os princípios do mundo:

•  Começa de forma agradável, como o mel (Pv 5.3);

•  Depois vem a amargura (Pv 5.4);

•  A consequência física é a morte (Pv 5.5);

•  O destino final é o inferno (Pv 5.5).

Vida sexual conforme os princípios de Deus:

•  Alegria com a própria esposa, depois do casamento (Pv 5.18);

•  Prazer e atração física constante não só no primeiro momento (Pv 5.19);

•  Fidelidade ao cônjuge (Pv 5.20);

•  Consciência de que o Senhor está presente nesta área também (Pv 5.21).

Uma conversa franca com os filhos, mostrando que o caminho real e permanente do prazer é aquele que Deus aponta, e que portanto Deus não é um “desmancha-prazer”, certamente ajudará a muitos jovens na sua conduta moral.

B) Vida profissional:

Salomão, sendo riquíssimo, poderia muito bem, se quisesse, permitir que seus filhos fossem ociosos . Porém, ele não poupou a seus filhos, antes lhes ensinou a importância do trabalho (Pv 6.6-11).

Ele os mandou para junto das formigas para aprenderem a ter responsabilidade própria . O trabalho valoriza a vida da pessoa. Os pais devem ser responsáveis também pela vida profissional e pela disposição pelo trabalho dos filhos, que, no futuro, terão vida independente. As responsabilidades poderão ser pequenas inicialmente, e devem aumentar gradualmente. Pais, que sempre fazem tudo para os seus filhos, os preparam para o fracasso.

C) A pergunta do casamento:

Salomão mostra a seus filhos que uma escolha mal feita pode resultar numa vida conjugal sob constante tensão . “ O gotejar contínuo em dia de chuva, e a mulher rixosa, uma e outra são semelhantes ” (Pv 27.15). No capítulo 31 ele fala das características da mulher virtuosa. Acima de tudo, Salomão mostra que a questão do casamento deve ser dirigida pelo Senhor: “ A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente ” (Pv 19.14 ). Os pais podem ajudar os filhos mostrando muitos critérios na escolha do futuro cônjuge, no entanto, somente o Senhor pode dirigir na escolha da pessoa certa.

Pai: Você tem levado a questão do casamento dos seus filhos perante o Senhor ?

D) Vida Espiritual e Recomeço após Fracassos :

“ Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento ” (Pv 3.5 ). A parte mais enfatizada por Salomão é o Temor do Senhor . “ No temor do Senhor há firme confiança, e ele será um refúgio para os seus filhos. O temos do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte ” (Pv 14.26-27). Os filhos devem aprender desde cedo a importância de uma vida de dependência e submissão a Deus .

Quanto tempo, você pai, toma para uma vida devocional em família, para uma conversa franca sobre a fé em Deus no vosso lar?

Salomão é realista e sabe que seus filhos terão horas de fracasso, e por isso ele aponta a importância de um novo começo depois do fracasso. “ O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará, mas os que as confessa e deixa alcançará misericórdia ” (Pv 28.13).

Pais, vocês têm sido como Salomão e dedicado tempo de sua vida para tratar desses e outros assuntos com seus filhos? Se a resposta for um não, reverta este quadro!

FONTE: http://www.netgospel.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...